As verrugas virais são manifestações da infecção pelo papiloma vírus humano – HPV- que ocorrem na pele e nas mucosas, que na maioria dos casos, não costumam causar problemas graves, além do desconforto e estética, porém alguns tipos de HPV estão associados a alguns cânceres como: o do colo do útero , do canal anal, alguns carcinomas espinocelulares de pele e mucosas. Por isso, é importante contar com um diagnóstico para ter certeza que as alterações observadas na pele e /ou mucosas não oferecem nenhum risco à saúde do paciente.
Existem vários tipos de verrugas virais, que podem aparecer em qualquer parte do corpo. A boa notícia é que, em sua grande maioria, elas são inofensivas e indolores. No entanto, o paciente pode sentir desconforto na área em alguns casos. Além disso, a aparência das verrugas virais costuma a causar bastante incômodo à pessoa contaminada.
O tratamento varia desde medicações locais, aplicações de ácidos em consultório pelo médico dermatologista, assim como criocirurgia (nitrogênio líquido), cauterização com bisturi elétrico e retirada cirúrgica.