A aplicação da toxina botulínica tipo A para atenuar rugas faciais é o procedimento mais realizado no mundo. Estamos falando de uma substância produzida a partir da bactéria anaeróbia chamada Clostridium botulinum, que atua sobre o sistema nervoso periférico, bloqueando a transmissão neuromuscular.
No tratamento das marcas de expressão e das rugas dinâmicas, utilizamos a toxina em pequenas doses em pontos específicos da face, promovendo um relaxamento muscular seletivo e, como consequência, proporcionando o rejuvenescimento das áreas tratadas.
Além de tratar as rugas provenientes da mímica facial de forma eficaz, a toxina botulínica pode ser usada para corrigir certas assimetrias naturais do rosto, amenizar a “celulite” do queixo, melhorar a descida dos cantinhos da boca, arquear as sobrancelhas e melhorar o contorno facial. Além de ter sua indicação para hiperhidrose (excesso de suor). Podendo ser aplicada em axilas, couro cabeludo, mãos, pés.
A toxina botulínica é aplicada na face do paciente por meio de uma agulha bem fina e as doses variam de acordo com a força e a extensão do músculo que será trabalhado. Por isso, é importante que cada pessoa passe por uma avaliação individual, para que seja feito um plano de aplicação de acordo com suas necessidades.
A substância começa a fazer efeito dentro de 48 a 72 horas e seu resultado final é conquistado após 15 dias. O produto segue agindo na musculatura por cerca de 4 a 6 meses e depois desse período recomendamos uma nova aplicação para a manutenção dos resultados. Já para hiperhidrose a durabilidade é em torno de 8 meses.