ROSÁCEA

ROSÁCEA

A rosácea é uma doença inflamatória crônica, que afeta principalmente mulheres de pele clara, a partir dos 30 anos de idade. Seus sintomas surgem na face e variam de acordo com o grau de evolução. As principais manifestações incluem: ruborização, sensação de ardor e coceira, proliferação de telangiectasias e o surgimento de pápulas ou pústulas, lesões que lembram espinhas.

 

A causa da rosácea é desconhecida, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. O diagnóstico é essencialmente clínico e, apesar de ainda não ter cura, é possível mantê-la sob controle.

 

Sobre o tratamento, tudo começa com uma rotina de skincare adequada. Estamos falando de uma pele que se irrita facilmente e, por isso, o uso de ácidos tópicos não recomendados pelo dermatologista deve ser evitado. Também não é indicado o uso de produtos com álcool, sabonetes abrasivos, esfoliações ou qualquer procedimento mais agressivo.

 

Outro ponto importante é conseguir identificar e evitar os gatilhos da doença. Vários fatores podem desencadear o quadro, sendo que os principais são: exposição solar, estresse, calor intenso, vento frio, consumo de bebidas alcoólicas e comidas apimentadas e muito condimentadas.

 

Em consultório médico, podemos lançar mão de alguns tratamentos eficazes para o controle e combate dos sintomas. Entre eles, merecem destaque as terapias a laser e a Luz Intensa Pulsada, que agem seletivamente nos vasos sanguíneos e os que reduzem a inflamação cutânea.